Sobre Coshunter

O que é o Coshunter ?

Coshunter (Cos de Cosplay e hunter do inglês, que significa caçador) assim sendo temos “o caçador de cosplay”.

Quem faz o Coshunter?

O fotógrafo Rosner Henrique (Eu!). Sou fotógrafo a cerca de 4 anos e estou terminando engenharia na UFPE. Como fotografo profissional sou algumas vezes requisitado pela imprensa, como freelancer, para cobrir eventos da “cultura pop”.

Porque criar o portal Coshunter?

O blog do Coshunter surgiu da necessidade de ampliar e concretizar a identidade visual da fanpage no facebook (https://www.facebook.com/coshunter). A fanpage foi criada  com o intuito de divulgas as fotos dos eventos onde eu fazia cobertura.

O que acontece é o seguinte, quando vou fazer fotos em um evento, trabalhando como freelancer, normalmente são publicadas no máximo 3 fotos. Em alguns sites como o Cosplay Brasil pelo qual já fiz bons trabalhos as fotos são publicadas no geral. Mas a galera que está nos eventos não tem acesso a essas fotos e muitas vezes nem sabem onde suas fotos foram para.

Vendo que faltava um canal que divulga-se de forma mais direta estas fotos, eu criei o Coshunter, levando assim as fotos dos cosplayers aos cosplayers.

De onde você tem tantas foto?

Como disse, desde de 2010 eu faço cobertura de eventos desse tipo, então são quase 4 anos de fotos de eventos guardadas em meu backup.

Como você vê os Cosplsayers?

Caracterizar-se e montam um Cosplay é um trabalho de estudo, paciência e dedicação. Em alguns eventos onde é possível ver desfilando esses jovens artistas em suas obras de arte, sou grato a todos que já pousaram para minhas lentes.

Porque avaliar o Cosplay?

Por mim o cara que monta um Cosplay já merece nota 10 pelo esforço. Mas criei esta avaliação apenas com o intuito de ajudar, não criticar, mas sim ajudar. O cara vê a nota dele e percebe que tirou um 8 em detalhes, assim ele vai saber que pode montar o Cosplay novamente, mas que da próxima vez precisa melhorar nos detalhes do Cosplay.

Sobre os critérios de avaliação?

Procurei sobre o que os concursos de Cosplay buscavam no momento de dar nota a um Cosplay, então criei meus critérios baseados nos critérios dos concursos.

Os critérios são 5, e são os seguintes:

  • Caracterização: A caracterização analisa o conjunto da vestimenta, maquiagem e acessório, observando se está tudo em ordem e bem distribuído;
  • Impacto: O impacto está ligado a presença no Cosplay no evento, quando junta aquele monte de gente em volta do Cosplay para tirar foto, pois sabem que vai ser muito difícil ver um Cosplay daquele nível novamente;
  • Criatividade: A criatividade analisa dois aspectos, o primeiro é a escolha do personagem, tipo vai fazer Cosplay de Naruto, mas ao invés de escolher o Tobi, escolhe fazer o Cosplay do Sanbi  de 3 caldas, então este é um ponto da criatividade, o segundo ponto é verificar se o cosplayer conseguiu resolver problemas referentes a montagem do Cosplay, tipo, se o Cosplay usa asas então o que foi usado na construção das asas, papel, penas, eva, tnt, tecido, um outro exemplo é sobre como foi feito a arma que o Cosplay carrega, madeira, plástico, papel ou outros materiais. Então basicamente é isso, avaliar a escolha dos personagens e como o cosplayer superou as dificuldades de montar aquele personagem;
  • Fidelidade: A fidelidades está ligada a aparência do Cosplay, se realmente ficou parecido ou se deixou algo a desejar;
  • Detalhes: Os detalhes avaliam os acessórios, unhas, orelhinhas as pequenas coisas que compõe o Cosplay;

Uma boa nota é fruto de uma boa avaliação em todos estes critérios. Mas lembrando que, só o fato de motar um Cosplay o cara  já merece um 10, pois não é fácil ser Cosplay.

Um recado para galera?

O blog da Coshunter foi criado pensando nos cosplayers e feitos para os cosplayers, espero que gostem e fiquem à vontade!

Qualquer coisa estou a disposição!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *